O Estudo do Meio pode ser compreendido como um método de ensino
interdisciplinar que visa proporcionar aos alunos e aos professores o contato
direto com determinada realidade, um meio qualquer, rural ou urbano, que se
decida estudar. Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada
na complexidade de um determinado espaço geográfico, do estabelecimento de um
diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos
conhecimentos. Entende-se, e este é o objetivo deste trabalho, que a realização
dos Estudos do Meio em todos os níveis de ensino, mas particularmente na
educação básica, pode tornar mais significativo o processo ensino-aprendizagem
e proporcionar aos seus atores o desenvolvimento de um olhar crítico e investigativo
sobre a aparente naturalidade do viver social. Trata-se de verificar a
pertinência e a relevância dos diversos conhecimentos selecionados para serem
ensinados no currículo escolar e, ao mesmo tempo, lançar-se à possibilidade da
produção de novos conhecimentos, a elaboração contínua do currículo escolar.
Ancoradas em reflexões teóricas e em experiências recentes, na condição de
participantes e na condição de organizadores e coordenadores dessas atividades,
tenciona-se contribuir para a melhoria da formação do professor.
Os programas se aprofundam na
pedagogia atual, procurando explorar o afeto, a expressão, a autoria e a
comunicação das crianças, observando como isso acontece nas atividades feitas
com a classe fora da sala de aula. Através do estudo do meio a criança tem a
oportunidade de ter um contado direto com o estudado, o que possibilita mais
ainda seu aprendizado.
FONTES: www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/ Acesso em 07/06/2012.
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