quinta-feira, 7 de junho de 2012

Projeto Alimentação Alternativa


PROJETO: ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA



Tema: “alimentação alternativa”


Justificativa:
Após analisar todo o contexto histórico da comunidade percebemos a importância de se ter um contato diferenciado para proporcionar aos mesmos momentos de descontração e aprendizagem buscando estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e prevenir o aumento dos casos de obesidade e doenças degenerativas na infância. Percebemos a necessidade de impulsionar um processo de mudança e a importância de um alimento saboroso, saudável e de fácil acesso á todos.
Durante todo este período será uma busca e aperfeiçoamento da criatividade de cada um, conscientizando toda a comunidade ao consumo de novos alimentos , valorizando, incentivando e garantindo o consumo de uma variedade de alimentos, principalmente em termos de vitaminas e minerais; e também, a apresentação atrativa das refeições.
Neste sentido traçamos o projeto como ponto de partida para atender uma realidade atual, contagiando o trabalho em equipe, vivenciando experiências incríveis e influenciando de maneira positiva na mudança de que para se tiver uma alimentação saudável não precisa gastar muito.

Objetivo Geral:
Busca promover a compreensão que para se ter hábitos de alimentação saudável pode-se ter pouco gasto financeiro, além de possibilitar uma reflexão critica sobre o conceito de como se alimentar.

Objetivos específicos:
*Compreender a importância de uma alimentação saudável, saborosa e criativa.
*Desenvolver habilidades de manuseio dos alimentos de maneira correta.
*Qualificar a comunidade presente para a necessidade de se higienizar antes todos os alimentos adequadamente.
* Oferecer a comunidade um ambiente favorável a aprendizagem, onde as pessoas que estiverem presentes tenha confiança em si para agir no seu cotidiano colocando em pratica o que foi aprendido.

Recursos didáticos:
*Lápis, giz, canetas
*Cartolina
*DVD e som/ Data Show
*Recipientes inquebráveis
*Formas
*Folhas A4
*Vários legumes, verduras e carne.

Ações:
No decorrer do projeto serão desenvolvidos varias atividades que envolva: Expressão corporal, comunicação, higiene entre outras.


Metodologia:
1º etapa-
Inicialmente faremos uma dinâmica de apresentação (Dança da laranja) para uma melhor socialização entre os participantes; nesta fase vamos presentear os finalistas com uma jarra de suco e as laranjas que foi utilizada na brincadeira.

2º etapa-
No segundo momento convidaremos a comunidade para nos acompanhar até a área coberta para um pequeno debate sobre alimentação saudável e logo seguiremos para um ambiente pré preparado para demonstração de qual a melhor maneira de higienização dos alimentos.

3º etapa-
Já tendo embasamento teórico passaremos para o concreto ensinando como preparar uma torta de legumes saborosa e para degustação do prato pronto.


Avaliação: Para concluir o projeto faremos uma brincadeira coletiva batata-quente cada vez que se para a música faremos uma pergunta relacionada ao tema do dia “alimentação saudável” e como prenda o ganhador saíra com uma forma de torta de legumes. Além de estarmos a todo o momento observando o interesse e a participação da comunidade principalmente na degustação e ouvindo os comentários, criticas e sugestões de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário